A obra do médico psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) surge como conhecimento psicológico no início do século XX na Europa. Nessa época, a preocupação sobre a interação indivíduo-sociedade já estava presente no pensamento junguiano, embora o campo de conhecimento da psicologia social adquira maior relevância após a 1a e 2a Guerras Mundiais.
Um curso de pós-graduação em Psicologia Analítica encontra relevância no sentido que investirá na demanda individual e coletiva, em prol do bem-estar e da cidadania em diversos contextos sociais.
Com tal finalidade, a ferramenta conceitual da psicologia junguiana poderá intervir e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da educação, da saúde e da segurança, visto que, a imbricação dessas três áreas afeta o “ser sujeito” e vai ao encontro do indivíduo e de grupos vulneráveis no campo social brasileiro.
Também encontra relevância ao investir seu olhar nas imbricações entre o público e o privado, o sujeito e seu meio, expondo e analisando as múltiplas implicações do diálogo sempre aberto entre a psicologia junguiana e as ciências sociais, a arte e as humanidades como um todo.
Objetivo Geral: Investir na potencialidade da Psicologia Analítica desenvolvida por Carl Gustav Jung, aplicada aos indivíduos, grupos e clínica, ajudando a aprimorar a relação terapêutica, o autoconhecimento e também a pensar a relação entre os sujeitos e o contexto sociocultural onde estão inseridos.
Objetivo Específico: Lidar com a demanda de profissionais da psicologia que queiram desenvolver a prática psicoterápica junguiana no consultório particular, em clínicas de saúde, hospitais e outros espaços privados e públicos.
Lidar com a demanda de profissionais graduados, que não são psicólogos, e que desejam obter o conhecimento da psicologia junguiana para aprimoramento pessoal; Em ambos os casos o profissional obterá melhor entendimento cultural e social para lidar com a dinâmica da saúde, educação e segurança da vida em suas relações na sociedade.
Profissionais graduados em psicologia, com registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP), interessados na abordagem psicológica de Carl Gustav Jung (estágio na Clínica USU) e demais profissionais graduados em todas as outras áreas, que não da psicologia, interessados na abordagem psicológica de Carl Gustav Jung (Obs.: estes não poderão atender na clínica USU, mas poderão participar das supervisões como ouvintes).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
O discente concluiu o curso quando aprovado em todas as disciplinas, no entanto com a nova resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, que retira a obrigatoriedade do TCC, optamos por não exigir este quesito.
ATIVIDADES COMPLEMENTAR:
As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional do aluno. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, principalmente, para alunos não psicólogos que não poderão atender na clínica USU, como composição do tempo total de dedicação do discente durante o período do curso de especialização.
Será considerada como atividade complementar para este curso a participação em Congresso, Seminários, Palestras e afins cujas temáticas abordem a Psicologia Junguiana, sendo a procura e participação nestas atividades complementares de iniciativa exclusiva do próprio aluno..
15 de março de 2025
18 meses
Carga horária total - 360Hs
Encontros Quinzenais
Valor parcelado em
18x de R$550,00
(20% de desconto para ex-alunos USU)