Gestalt Teórico/Vivencial


Capa do Curso

Gestalt Teórico/Vivencial

coordenador

Reginaldo Menezes

modalidade

Presencial

 

Sobre o curso

Sob a coordenação do psicólogo e filósofo Reginaldo Menezes e de acordo com a práxis do Dr. Cláudio Naranjo, a Universidade Santa Úrsula tem a satisfação de oferece as seguintes especializações em Gestalt: Gestalt Clínica e Gestalt Teórico/Vivencial.

Os cursos atendem a uma demanda crescente do homem contemporâneo através de uma psicoterapia fenomenológica, pois além de complementar a atuação desses profissionais no recolhimento e acolhimento do sofrimento dado à própria condição existencial humana, assegura um projeto pessoal e social de existir em que cada um assume seu querer ser.

A Gestalt Viva reflete a visão fenomenológica desenvolvida por Cláudio Naranjo, consiste em compreender que a questão que afeta o homem contemporâneo não é apenas um aprisionamento em nossas histórias particulares, que implicaria nos modos em que vamos nos limitando, mas saber que o problema para a sustentabilidade e apreensão de nossa realidade profunda, somos nós mesmos em nossa historicidade.

É na autenticidade que o homem se desfaz de um programa em prol da experiência de que em sua vida não há nada já cumprido, está em jogo sempre um processo de sucessivas tentativas de integração das polaridades e diferenças.
Objetivo: Instrumentalizar profissionais de Psicologia e de outras áreas como Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Educação, Pedagogia, Agentes Culturais e Esporte, na compreensão e aplicação da Gestalt, seja como prática clínica ou educativa-terapêutica.

A partir da clínica e da prática supervisionada objetiva, também, dar publicidade à pesquisa e produção de textos científicos.

Objetivo

Instrumentalizar profissionais de graduação superior na compreensão e aplicações práticas da Gestalt-terapia, promovendo o resgate da autenticidade, o valor e a confiança na experiência e na comunicação sincera, no dar-se-conta (Awareness) como ferramenta e como meta na valorização da expansão da consciência, que devem estar em sintonia com o bem-estar nas relações do homem consigo mesmo e com outrem. O curso atende, então, a uma demanda crescente do homem contemporâneo, através de uma psicoterapia fenomenológica, a Gestalt Viva, tendo em vista seu caráter interdisciplinar, pois além de complementar a atuação desses profissionais no recolhimento e acolhimento do sofrimento dado à própria condição existencial humana, assegura um projeto pessoal e social de existir em que cada um assume seu querer ser. É na autenticidade que o homem se desfaz de um programa em prol da experiência de que em sua vida não há nada já cumprido, está em jogo sempre um processo de sucessivas tentativas de integração das diferenças. A visão fenomenológica que a Gestalt revela consiste, então, em compreender que o problema não é apenas de um aprisionamento em nossas histórias particulares que implicaria nos modos em que vamos nos sufocando, mas sabermos que o problema para a sustentabilidade de nossa “casa comum”, somos nós mesmos em nossa historicidade. Também, objetiva dar publicidade à pesquisa e produção de textos científicos, viabilizando uma reflexão sobre as psicologias humanistas ou de cunho existencial-fenomenológico e suas aplicações no âmbito do aconselhamento em diversas áreas de interesse, como Ciências Sociais, Educação Física, Pedagogia, Enfermagem, Antropologia, etc. Assim, diante da crise da subjetividade moderna e suas repercussões para a clínica na compreensão do homem sobre si mesmo, a Gestalt se insere de forma decisiva nas discussões contemporâneas sobre o fazer da própria Psicologia e suas aplicações.

Público Alvo

Portadores de Diploma Superior em Psicologia

Informações gerais

 
Duração

30 Meses

 
Início

2024

 
Unidade

UNIDADE Rio de Janeiro (Botafogo)

Rua Fernando Ferrari, 75
 
Frequência
A definir
 
Investimento

30x R$ 750,00

Matricula do candidato

  •  

    Carteira de identidade

  •  

    Cópia do CPF

  •  

    Certidão de nascimento ou casamento

  •  

    Diploma de Graduação ou Curso Superior (frente e verso)

  •  

    01 foto 3x4 recente.

  •  

    Histórico de Ensino Superior

  •  

    Comprovante de residência atualizado

  •  

    Certidão de reservista (sexo masculino)>

  •  

    Título de eleitor e comprovante das duas ultimas eleições

     
  • Caso não possua os comprovantes de votação, retirar pela internet no site do TSE o nada consta.
  •  

    Documentação necessária Alunos estrangeiros

     
      • passaporte (Dados pessoais, visto, carimbo de entrada, carimbo de registro do visto, protocolo de registro do visto)
      • certidão de nascimento consularizada e traduzida por tradutor juramentado.
      • cópia comum, acompanhada do original, do diploma ou certificado de conclusão de curso superior consularizado e traduzidos por tradutor juramentato.
      • comprovante de residência.
      • 01 foto 3x4 recente
      • RNE - Registro Nacional de Estrangeiro.
    1. Ao fazer sua inscrição no site, você realiza um pré-cadastro o qual permite a sua identificação no ato da matrícula
    2. Os documentos originais deverão ser digitalizados e escaminhados para o e-mail [email protected]
Núcleo de Pós-graduação
 

Luciane Torres Nunes

 

(21) 99880-6102 | 2553-9681

 

 

Coordenação do curso
 

Reginaldo Menezes

 

(21) 99510-3736

 

 

Secretária Gestalt Viva
 

(21)2255-4545 ou (21)99620-3736

Universidade Santa Úrsula Rua Fernando Ferrari, nº 75 Botafogo – Rio Janeiro/RJ