NEX

NEX

Núcleo de Extensão

 

Vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, conforme previsto no Regimento da USU, o Núcleo de Extensão (NEX), é o órgão que coordena o Programa de Extensão da Universidade Santa Úrsula

As atividades de extensão com validade institucional devem ser atreladas e acompanhadas pelo NEX e devem buscar instigar na comunidade acadêmica o interesse pelo papel ativo e parceiro da universidade na sociedade em que está inserida. A prática da responsabilidade social deve ser a tônica, de modo que o conhecimento adquirido possa ser compartilhado com a comunidade colaborando com ela com vistas à superação de desafios e à geração de novos conhecimentos.

Seu foco é em ações que produzam novos conhecimentos e promovam a abertura de um espaço para o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade da forma mais ampla. Ações comprometidas com o desenvolvimento regional e a transformação social para a melhoria da vida das pessoas.

Com base nesse conceito, a Universidade Santa Úrsula desenvolve atividades de extensão sempre na perspectiva de promover o aperfeiçoamento da formação acadêmica, tecnológica e cultural, valorizando o espírito de empreendedorismo, bem como do fortalecimento de seu papel e interação com a comunidade. As ações partem, por suposto, de sua comunidade circunvizinha, todavia, dada a diversidade de origem, residência e mesmo de interesse de sua ampla comunidade acadêmica, ela se estende às vezes para bem distante de sua sede, através de atividades organizadas por ursulinas e ursulinos.

Ainda, no ambiente da Extensão, a USU, por meio de seus alunos, professores e colaboradores, desenvolve atividades junto a entidades que atuam, sobretudo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Seja vinculando-se a projetos existentes, seja levando propostas elaboradas em nosso meio. Estando presente, assim, junto a diferentes organizações e corporações com preocupação ambiental, social e cultural, bem como junto aos órgãos da administração pública em todas as esferas da União nos esforços que demandam apoio da sociedade civil e em especial da academia. Ao ficar sempre atenta a tais agenda, o faz objetivando sempre colaborar com o desenvolvimento das áreas e comunidades em que está presente, privilegiando o bem-estar social sustentável e a inclusão.