Sobre o curso
A atualidade testemunha um interesse crescente nos potenciais benefícios das substâncias psicodislépticas, também conhecidas como psicodélicas. Uma grande quantidade de pesquisas clínicas indicam possibilidades diversas no uso destas substâncias no tratamento de transtornos mentais e do comportamento.
As proposições e debates regulatórios dos usos terapêuticos de psicodélicos estão em curso em âmbito internacional e o Brasil tem um papel cada vez mais importante nesse movimento. Entende-se ser fundamental formar profissionais para analisar e intervir no campo de forma crítica, além de possibilitar a terapeutas, psicólogos e psiquiatras o aprimoramento de conhecimentos e habilidades tanto para começar a trabalhar atualmente com a psicoterapia de integração psicodélica, quanto futuramente com as psicoterapias associadas ao uso de psicodélicos.
Objetivo
Objetiva-se proporcionar conhecimentos científicos, teóricos e práticos acerca das substâncias psicodélicas e o manejo de seu uso por pacientes no âmbito clínico. O curso visa proporcionar conhecimentos abrangentes, de forma transdisciplinar, sobre as substâncias psicodélicas e as práticas clínicas vinculadas ao uso psicoterapêutico dessas substâncias, incluindo as dimensões socioculturais e políticas.
Busca-se proporcionar ao corpo de participantes do curso: a análise crítica, ética, transdisciplinar e interseccional do conhecimento sobre psicodélicos; indicar ferramentas que contribuam para a compreensão das experiências psicodélicas; proporcionar conhecimentos e habilidades sobre o manejo clínico em psicoterapia de integração
Público Alvo
O curso de especialização destina-se a portadores de diploma do ensino superior, notadamente atuantes nas áreas da saúde e das ciências humanas.
Critério de Seleção
Prova escrita sobre a especialidade, prova de língua inglesa, análise de curriculum vitae e entrevista.
