Comércio Exterior
PORTARIA SETEC Nº 648, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 (DOU)
PORTARIA SETEC Nº 648, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 (DOU)
Os objetivos do Curso Técnico em Comércio Exterior da Universidade Santa Úrsula foram divididos em dois grupos: objetivo geral e objetivos específicos.
O Curso Técnico em Comércio Exterior da USU tem como objetivo geral formar profissionais intraempreendedores e socialmente responsáveis, promotores de novos conhecimentos na área de negócios e capazes de lidar os as rotinas de importação e exportação, fomentando as atividades de comércio exterior
O Curso Técnico Comércio Exterior tem como objetivos específicos formar profissionais que possam:
O Curso Técnico em Comércio Exterior da Universidade Santa Úrsula se insere no eixo tecnológico de Gestão e Negócios, do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Esse eixo compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.
Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, operações, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.
A amplitude do mercado de trabalho permite a atuação do Técnico em Comércio Exterior em todos os tipos de organizações. De forma específica, o curso prepara profissionais para atuar nos seguintes campos:
O técnico em Comércio Exterior deverá assumir uma postura ética comprometida com o crescimento e desenvolvimento das organizações em que atua, com visão gerencial para atuação nos diversos setores da economia, através da prática das habilidades conceituais, técnicas e humanas em consonância com as demandas do mercado e dos arranjos produtivos locais. Assim, o curso deve possibilitar a formação de um egresso que no exercício de sua profissão:
As Competências Profissionais Específicas do Técnico em Comércio Exterior incluem:
O Curso Técnico em Comércio Exterior será oferecido na forma de modular, composto por dois módulos obrigatórios, que correspondem a um semestre cada, totalizando um ano de duração, com carga horária total de 915 horas-relógio, ou seja, 1080 horas-aula. Os módulos são organizados em componentes curriculares. A matriz curricular é composta por 17 componentes curriculares obrigatórios, que somam 980 horas/ aula, acrescidas de 100 horas de estágio profissional supervisionado obrigatório. O período mínimo de integralização do curso é de um ano e o tempo máximo são dois anos. Há ainda um módulo optativo, com uma disciplina de 40 horas/aula que, se cursada, será inserida no histórico do aluno.
O curso prevê certificação após a conclusão de um conjunto de disciplinas, sendo que para receber o diploma de Técnico em Comércio Exterior, o aluno deverá comprovar a conclusão do ensino médio ou equivalente e realizar o estágio profissional supervisionado.
O Curso Técnico em Comércio Exterior obedece ao disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; no Decreto Federal nº 2.208, de 17 de abril de 1997; na Portaria MEC nº 646, de 14 de maio de 1997; na Portaria MEC nº 1.005, de 10 de setembro de 1997; no Parecer CNE/CEB nº 17/97, de 03 de dezembro de 1997, no Parecer nº 16/99, de 5 de outubro de 1999; na Resolução CNE/CEB nº 04/99 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
Estrutura Modular tem por características:
Para ingressar no Curso Técnico em Comércio Exterior da Universidade Santa Úrsula, os interessados devem estar regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou ter concluído o ensino médio, em escola pública ou particular.
O ensino técnico é recomendado para quem deseja ingressar no mercado de trabalho rapidamente, quer aprender um novo ofício ou pretende reforçar conhecimentos adquiridos na prática.
Além disso, é útil para os estudantes do ensino médio que ainda não decidiram qual área de formação seguir, uma vez que o contato com a esfera profissional pode auxiliá-los a descobrir se tem interesse em um campo de estudos ou ocupação.
Benefícios da formação de um curso técnico: