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Turno | Carga Horária Total | Titulação | |
Noturno | 3.200 h/a | Licenciatura | |
Portaria de Autorização nº 38 de 02/10/2017 |
Profª Marcia Cavalcanti, Doutora (2014) e Mestre (2002) em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convênio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1991) e em Letras Português-Literatura pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá (UNESA) (2006).
Professora da Universidade Santa Úrsula (USU). Editora da REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula.
Professora dos cursos de Administração e Pedagogia das Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH).
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Coordenador(a) Prof(a). Marcia Cavalcanti, Doutora |
POR QUE DEVO ESCOLHER O CURSO DE PEDAGOGIA? |
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O Curso de Pedagogia da Universidade Santa Úrsula - USU traz um contexto histórico maravilhoso e eterno nos corações de toda comunidade acadêmica. A Universidade Santa Úrsula é uma instituição voltada para o ensino, à pesquisa e à extensão. Sua existência é fundada em valores humanos e cristãos que a animam desde a origem. E é justamente na missão e visão da USU, que o Curso de Pedagogia recebe um destaque diferenciado, pois o que se delineava como objetivo era fundar uma Instituição de Ensino Superior voltada para a formação cultural do público feminino, especialmente para as religiosas de todo o país para que pudessem aprofundar seus estudos universitários, além de buscar divulgar a doutrina católica para a juventude. As linhas gerais da orientação da Faculdade, se resumem no pensamento de Santa Ângela: “Formar professoras antes de abrir escolas”. Foi a primeira a abrir vagas para mulheres no Rio de Janeiro, demonstrando o caráter inovador da Santa Úrsula. |
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PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO |
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A todos que desejam transformar a Educação Básica Brasileira, e que não sem percebam apenas como mediadores do saber, mas como um agente incentivador, que atue em sua práxis educativa, com vistas a possibilitar a construção do conhecimento em consonância com seus alunos, de forma a capacitá-los a serem sujeitos ativos, participativos e críticos. O(A) Pedagogo(a) deve fomentar o espírito crítico com o objetivo de gerar consciência, contribuindo para a formação de um aluno consciente, responsável e conhecedor da sociedade e de mundo. Neste sentido, para que ele exerça este papel é necessário que o aprenda, daí o perfil do(a) nosso(a) futuro(a) pedagogo(a). Destaca-se então a importância quanto à formação do(a) Pedagogo(a) para atuação na Educação Básica, tendo como base um currículo inovador, democrático e contemporâneo, assentado em uma perspectiva interdisciplinar, correlacionando teoria e prática. Hoje, as mudanças existentes e exigidas em nossa sociedade obrigam que a formação do professor da educação básica seja revista. Na escola, local formal da educação, a atuação do(a) Pedagogo(a) deve propiciar uma formação integrada, captando e estimulando os múltiplos olhares sobre o fenômeno. MERCADO DE TRABALHO |
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DIFERENCIAIS | |
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MATRIZ CURRICULAR UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA |
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PEDAGOGIA
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Tempo de integralização: 8 semestres.
Onde estudar: Campus Botafogo: Rua Fernando Ferrari, 75 – Botafogo.
Portaria de Autorização: Portaria de Autorização Nº 38 de 20/10/2017.
Mais informações: (21) 2323-2000.