
O êxito de uma Instituição de Educação se traduz nas realizações de seus Egressos. Por isso, queremos manter esse relacionamento com você, que concluiu seu Curso de Graduação, na Universidade Santa Úrsula, fundada em 1939, e que vem, desde então, prestando relevantes serviços à sociedade brasileira.
Importante que esse canal seja utilizado por todos os que já estiveram conosco, os chamados ‘ursulinos”, pois queremos acompanhar a trajetória de cada um de vocês.
Nós, da USU, queremos investir cada vez mais nesse canal de comunicação com os nossos ex-alunos.
Questionário do EgressoIngressei no Curso de Direito da USU, fazendo parte da sua primeira turma. Naquela ocasião, o vestibular estava sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio. Fomos estudar no Prédio VI. Lá, tive aulas com professores mestres e doutores dos mais conceituados, além de advogados, delegados de polícia, defensores públicos, promotores de justiça, juízes estaduais e federais, procuradores de justiça e do estado e desembargadores estaduais e federais. Um verdadeiro time de estrelas.
Para minha alegria, ao final do curso, fui eleito pelos meus colegas, muitos amigos até hoje, Orador da minha Turma, em formatura realizada no Hotel Nacional, com a presença do jurista Sobral Pinto (foto de capa), que, aos quase 100 anos, pronunciou um discurso eloquente e de improviso, enaltecendo o Estado de Direito Democrático, os Direitos Humanos, dando uma “aula” simplesmente magistral e empolgando aos presentes que o aplaudiram por alguns minutos e de pé, reverenciando o Grande Tribuno e Mestre. Jamais imaginaria que, passadas décadas, voltaria à Universidade Santa Úrsula, para ser, primeiramente, seu Chanceler e, em seguida, ocupar o cargo de Reitor. Para mim, é um imenso orgulho e uma grande honra exercer tal papel, vencer desafios diários, lidar com o contraditório e contribuir com os meus pares, alguns egressos desta querida Universidade, para o crescimento e o desenvolvimento desta Instituição que tem como lema SERVIAM.
Ser ex-aluno da Universidade Santa Úrsula, fundada em 1939, é o título mais importante que ostento em meu vasto curriculum vitae. Ele espelha uma fase áurea da minha vida acadêmica, com lembranças guardadas em minha mente e em meu coração. São recordações dos cinco felizes anos passados no sobe e desce dessas rampas, nos estágios do NPJ, nas pesquisas e estudos realizados na Biblioteca Santo Agostinho e nas missas assistidas nas capelas. Quando comemoramos 25 anos de formatura, nossa turma foi homenageada pela saudosa Chanceler Madre Maria de Fátima Maron Ramos. E como à época eu era Reitor em outra universidade, a religiosa, generosa e talvez orgulhosa do seu ex-aluno, convidou-me para compor à mesa de honra daquela solenidade, realizada no Teatro da Rua Farani, quando carinhosamente entregou a cada um dos ex-alunos presentes um diploma em pergaminho, celebrando as Bodas de Prata da nossa formatura. Um momento único e verdadeiramente emocionante. Minhas maiores e melhores homenagens a todo o Corpo Docente daquele período, aos meus colegas e aos profissionais administrativos que atuavam com disciplina e profissionalismo no dia a dia da vida universitária.